top of page

Tipos de percursos em router cnc

Você conhece os principais percursos para executar um corte com a sua Router CNC? Hoje, nós vamos falar um pouquinho mais sobre isso, explicando como funciona cada uma dessas possíveis escolhas! Então leia até o final e saiba mais!



Toda vez que fazemos um corte, existe sempre a necessidade de escolhermos como será a rota da fresa que vai tirar material da sua chapa. Pensando dessa forma, existem apenas 3 percursos 2D: por cima da linha, por fora da linha ou por dento da linha.


REBAIXO


Se você tem interesse ou necessita de um percurso para desbastar toda uma área do seu projeto, por exemplo para fazer uma cumbuca ou algo do tipo, você pode contar com o percurso de rebaixo por dentro da linha, ou seja, tudo o que estiver dentro de uma área fechada será rebaixado. No Aspire por exemplo você já possui essa opção disponível e isso vai facilitar muito o seu trabalho, te auxiliando a alcançar o resultado esperado.



Além do exemplo da cumbuca, outra forma muito comum de utilizarmos o rebaixo é por cima da linha, como quando fazemos tábuas de cortes com um rebaixo que serve para o sulco da carne ou alimento escorrer.


CORTE


Outro principal recurso que você possui na máquina é o corte. Nesse caso, você possui as opções de utilizar a fresa por dentro da linha do vetor, ou por fora, dependendo de qual parte do material você vai utilizar para o seu projeto. Além disso, é necessário sempre ficar atento à profundidade que vai ser utilizada para o corte, por exemplo: se não adaptarmos a profundidade para cada corte, em algum momento a profundidade pode estar errada e a máquina pode não cortar a peça ou até cortar e ainda desgastar a mesa de corte da sua Router CNC.



O set por fora, normalmente é utilizado quando você vai utilizar para o seu projeto, tudo o que está dentro, por exemplo: se estamos cortando letras, o ideal é setar o corte por fora da linha, respeitando assim a medida interna de cada letra.


Em compensação, o set por dentro das linhas, nós podemos utilizar quando precisamos de tudo o que está por fora, logo, se precisar criar uma espécie de peças de encaixe, como um gabarito, onde por dentro serão encaixadas algumas letras, cortamos por dentro das linhas, assim, sem atrapalhar o encaixe.


VCARVE


O terceiro e último percurso 2D que podemos utilizar com essa máquina é o percurso VCARVE, muito utilizado para fazer entalhes ou gravações em madeiras, por exemplo. O interessante desse set é que como a fresa possui um formato de V, conforme a espessura necessária para preencher o desenho, mais a fresa desce ou mais a fresa sobe. Dessa forma, você consegue um acabamento ótimo e que de um modo geral, chega a lembrar os sets 3D.


É importante frisar que a utilização de uma fresa nova e afiada no caso do VCARVE, é mais que necessária, afinal, a fresa utilizada para esse percurso possui uma ponta, diferente dos outros tipos de fresas mais comuns. Por conta disso é necessário se atentar que não exista nenhuma ponta quebrada ou ponta dupla, pois isso vai estragar seu projeto e o seu corte.


USINAGEM TRIDIMENSIONAL


Diferente dos outros percursos, a Usinagem Tridimensional é um pouco diferente. Antes precisávamos de um projeto vetorizado e agora necessitamos de uma modelo em 3D da peça que gostaríamos de produzir.


Um pouco parecido com o rebaixo comum, a usinagem tridimensional possui como principal característica a variação em Z da máquina, ou seja, o que antes era um rebaixo com a altura estática, agora apresenta diversas alturas.


O ideal nesses casos é trabalhar com 2 fresas diferentes. Uma fresa de desbaste, que normalmente é um pouco mais robusta e resistente, para apenas tirar o "grosso" do material. E uma fresa de acabamento, sendo normalmente uma fresa cônica, onde a ponta é mais fina, logo, maior será o passo lateral e a qualidade do acabamento.

 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page