conheça a marcenaria digital

Você, que trabalha ou não com marcenaria, deve saber muito bem que todos os processos dentro de uma marcenaria convencional são feitos à mão e que por conta disso, toda a qualidade do corte acaba ficando sob responsabilidade do marceneiro. Bom, na marcenaria digital, a conversa é um pouco diferente. Em empresas como a PD Studio, o uso de máquinas como a Router CNC ou o Corte a Laser, que fazem parte de uma mesma categoria de máquinas controladas por comandos numéricos, se torna imprescindível, já que com elas conseguimos cortes rápidos, precisos, padronizados e conseguimos cortar formas muito mais complexas, com a facilidade que não conseguiríamos ter em casos de produções manuais.

Claro que empresas e marcenarias que se atualizaram e passaram a ter o apoio de máquinas como essas, se destacam por essa renovação, até porque, além da velocidade de produção, agora é possível executar os cortes inúmeras peças que antes seriam muito difíceis de serem feitas e replicadas de forma semelhante, a mão.



O conceito da marcenaria digital, se apoia em 3 pilares: o software, segmentação do fluxo de trabalho, e claro, as ferramentas e máquinas.

PILARES


SOFTWARES


No campo dos softwares, agora é extremamente necessário o conhecimento dentro de alguns softwares de vetor, como AutoCAD, Corel, Illustrator ou qualquer outro software voltado para a criação de vetores, afinal, é a forma que as máquinas reconhecem os desenhos, mas nada que um pouco de prática e estudo não resolvam.

SEGMENTAÇÃO DOS PROCESSOS


Agora, a produção é mais dividida, com cada um executando sua determinada função, otimizando o tempo. Claro que as funções podem se misturar em vários casos, mas quanto mais bem definidas, melhor tende a ser o resultado e mais eficaz a produção. Na maioria dos casos, existem os projetistas, que mexem com os projetos de clientes, assim como criam novos produtos para a empresa e etc, além dos operadores que sim, conhecem a máquina, entendem do software de operação e fazem o corte acontecer com perfeição. Existem também alguns casos, como dissemos antes, em que o operador pode projetar algumas peças, assim como pode existir um projetista que também opere a máquina.


MÁQUINA


E claro, para produzir em uma máquina CNC é necessária uma.. máquina! Porém além disso, também é necessário o conhecimento de softwares de operação, como o RhinoCAM, o Mach3 ou o RDWorks. Se você dominar com excelência a utilização destes softwares, você pode até mesmo criar móveis com 3 dimensões, com rebaixos e desenhos esculpidos nas peças, ou seja, sua gama de possibilidades artísticas, só aumentam. Se você também dominar a parte de projetos, é possível até mesmo desenvolver peças de encaixe que facilitam a utilização do produto e podem dar uma estética completamente diferente ao produto.


De um modo geral, as marcenarias comuns, não costumam investir em maquinários como esses (Router CNC e Corte a Laser) devido a simples condicionante monetária. Mas não quer dizer que eles deixam e usar as máquinas. Em várias situações empresas que fornecem serviços de cortes personalizados podem ser contratadas e utilizadas quando necessário.


Benefícios


PROCESSO DE CONSTRUÇÃO ÁGIL


Se você consegue operar a máquina de forma fácil, o processo de construção acaba se tornando extremamente ágil a partir do ponto de vista onde um corte extremamente complexo para ser feito à mão, se torna simples com o auxílio de uma máquina como a Router CNC, como por exemplos peças curvas. Com a Router CNC, é possível confeccionar as mais diferentes peças, em minutos ou horas, mas sempre reduzindo o tempo de produção.


APROVEITAMENTO DO MATERIAL


Assim como conseguimos simular os encaixes e etc, podemos também realocar o posicionamento das peças dentro do corte, podendo assim economizar no material, desde que tudo caiba em um simples pedaço. Isso é ótimo, pois sobram retalhos e eles podem ser uma ótima fonte de saída de produtos para a sua empresa.

REDUÇÃO DE GASTOS


Quando falamos da redução de custos, ela é possível pelo simples fato que podemos simular os encaixes e testar ainda no mundo digital, o funcionamento do produto, diferente do mundo da marcenaria, onde seria necessário fazer testes e testes, e em vários casos, bastaria um movimento a mais ou a menos para estragar a peça e o encaixe por consequência, ou seja, evita gasto de material e logo, reduz o gasto com a produção em geral.


REPLICABILIDADE DE PEÇAS


Por conta da digitalização dos projetos e a operação de corte sendo feita por uma máquina, nós temos mais um grande benefício de se ter uma máquina dessas dentro da sua empresa: a replicabilidade. Como a máquina apenas segue o desenho digital, os cortes serão sempre iguais e você pode replicar quantas vezes couber dentro de uma chapa, sem que a máquina apresente variações.


MAQUINÁRIO ENXUTO


Com uma Router CNC por exemplo, muitas ferramentas se tornam dispensáveis e levando em consideração todas as possibilidades que essa máquina te trás, pelo espaço que ocupa, o saldo ainda é bem positivo. Routers de tamanhos reduzidos podem ser facilmente encontradas na internet e podem ser ideais para até mesmo colocar em algum cômodo da sua casa.

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

#cortealaser #guiadecortealaser #manualdecortealaser #laser #guia #manual #gravaçãoalaser #scanlaser #personalizaçãolaser

Posts recentes

Ver tudo