top of page

Tipos de colas

Você sem dúvidas conhece uma boa variedade de colas, mas sabia que cada uma tem sua peculiaridade que pode valorizar sua maquete ou estragá-la? Hoje vamos falar sobre as colas!



COLA BRANCA


A cola branca sem dúvida alguma você conhece e já utilizou, visto que é a principal cola que utilizamos nas escolas quando pequenos, não importando o projeto.


De modo geral, a cola branca funciona super bem quando utilizada em material de baixa espessura como papéis e lâminas de madeira, além de não deixar manchas na colagem, portando, ela pode ser muito útil.

A cola branca, pode principalmente ser utilizada para os papéis Kraft, Paraná Revestido, Couro, Paraná e Holler e para as lâminas de madeira finas como Madeira Balsa, Compensado e Madeira Cedro.



Ainda falando sobre colas brancas, ela ainda tem variações. A cola branca geralmente é utilizada para materiais bem finos, já algumas colas extra fortes, são ótimas também para a colagem de lâminas mais espessas, incluindo as madeiras, realizando uma colagem mais firme e segura. Por último e não menos importante, existe a cola branca extra forte de secagem rápida que é bem indicada para climas mais amenos, quando se necessita de uma colagem rápida e que possibilite o manuseio da peça colada o mais rápida possível.


COLA DE ACRÍLICO


A cola de acrílico já é um tipo de cola bem específico e que muitas vezes é encontrada mais facilmente em lojas especializadas em acrílicos. Ela é utilizada de forma mais minusciosa e cuidadosa, necessitando, em vários casos, de aplicação através de agulhas ou pincéis.



Assim como a cola branca, a cola de acrílico também tem suas variedades, sendo elas:

S320/G

Evita manchas

S320/6

Evita bolhas

S330

Necessita de catalisador, mas normalmente é utilizada apenas para a colagem de acrílicos espessos.


COLA DE MDF



A cola de MDF é mais uma das colas específicas. Inusitadamente, ela é uma cola bi componente que necessita do adesivo instantâneo (cola líquida), como um acelerador de colagem(spray). No caso das maquetes, a cola de MDF é super útil para a colagem de arestas do corte, apresentando uma fixação ótima e tendo um tempo útil para a movimentação das peças.


COLA TIPO BONDER


Para a colagem do MDF, a cola tipo bonder pode ser útil também, porém com uma fixação não tão forte quanto a cola específica para MDF, porém, em casos de colagens de peças de grandes dimensões, ela pode ser mais eficaz devido ao fato de não necessitar de uma cola de dois componentes.



Aqui na PD Studio, nós não costumamos utilizar a cola tipo bonder para a colagem das maquetes. Mas para quem gosta, é interessante que existem variações de viscosidade e também de tempo de pega dos materiais, porém aí já entramos no gosto particular de cada um que utilizará a cola e para cada função que a cola será utilizada.


COLAS DE EVA e DE MADEIRA


A cola de EVA, que também serve para colar isopor, majoritariamente não será aplicada neste material, devido ao fato de que o isopor é um dos materiais que não podem ser cortados a laser, logo, aqui na PD Studio, nem utilizamos ele para a criação de maquetes.


Um pouco parecida com a cola branca, ela demora um pouquinho para dar a pega entre os materiais, mas isso pode ser positivo se pensarmos que essa demora pode ser útil para a movimentação das peças.



Já a cola de madeira, nós costumamos utilizar principalmente para lâminas de madeira, como Cedro, Compensado e Madeira Balsa. Ela se parece um pouco com a cola branca extra forte, porém tem uma pega ainda melhor e mais resistente.


COLA EM SPRAY


Em penúltimo lugar, vamos falar sobre a cola em spray que é pouco usada, mas que pode ser muito útil para a colagem de curvas de nível, já que é uma colagem menos precisa e de preferência, precisa ser rápida para perder o mínimo de tempo possível, ou seja, para a colagem correta, ela pode ser muito eficaz e versátil.


COLA QUENTE


A cola quente é bem pouco utilizada para a colagem de maquetes, principalmente por ser um pouquinho difícil de se usar, não sendo muito prática, além de em vários casos, apresentar um acabamento de baixa qualidade. Porém, um jeito inteligente se utilizar a cola quente é por exemplo a colagem de árvores, onde inserimos a cola derretida dentro do espaço em que a árvore será encaixada e e inserimos a árvore logo em seguida, deixando todo o espaço preenchido e precisando de poucos detalhamentos precisos.

 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page