top of page

Os 7 tipos de maquetes

Maquetes são representações em escala reduzida de objetos, projetos arquitetônicos e áreas urbanísticas, mas será que você conhece todos os tipos de maquetes disponíveis? Hoje vamos falar sobre as 7 maquetes mais utilizadas e suas finalidades, como maquetes de estudo, para exposição em pontos de venda, ou até mesmo em programas de TV.



MAQUETE COMERCIAL


A maquete comercial é a maquete mais conhecida de todas, geralmente são exibidas em estandes de vendas de incorporadoras e construtoras, podendo representar edificações, terrenos e mobiliários, por exemplo.


Elas possuem escalas intermediárias, sendo geralmente confeccionadas nas escala 1:50, 1:75, 1:100 e 1:200.


O acabamento destas maquetes geralmente busca representar cores e texturas com maior fidelidade possível, assim o público consegue compreender de forma bem clara todo o conjunto do projeto que está sendo vendido, ajudando na decisão de compra.


MAQUETE ARQUITETÔNICA


A maquete arquitetônica ou conceitual, diferente da maquete comercial padrão, não é colorida e literal. Por meio de texturas e composição de materiais monocromáticos, procura representar o projeto de forma mais artística, exibindo contraste, jogo de sombras e enfatizando partes específicas do projeto através da composição de materiais. As escalas mais utilizadas para estas maquetes são: 1:100, 1:200 e 1:250.


Geralmente são produzidas monocromáticas com apenas uma cor ou misturando mais de um tom neutro para representação de diferentes usos. As maquetes arquitetônicas são muito utilizadas por escritórios e exposições de arquitetura.



Como exemplo, para a confecção da maquete da Praça das Artes do escritório Brasil Arquitetura, utilizamos o Papel Kraft para representar o projeto por se tratar de um material texturizado, fosco e com coloração próxima ao material real, o concreto colorido.Para contrastar com o projeto, utilizamos o acrílico branco para representar as duas edificações antigas já existentes que foram integradas ao complexo. Para a representação das edificações de entorno, utilizamos o Acrílico Jateado, apresentando de forma mais leve os volumes que rodeiam a Praça e destacando o Papel Kraft mesmo quando encostado nas edificações. Por fim, utilizamos o Acrílico Preto para a base das edificações de entorno, calçadas e ruas, contrastando com o perímetro do projeto representado em papel kraft.


MAQUETE VOLUMÉTRICA


A maquete volumétrica geralmente é utilizada durante o estudo do projeto, não representa detalhes e aberturas e têm como objetivo visualizar os volumes do projeto como um todo e também a relação do projeto com o terreno e as edificações de entorno. Os volumes podem ser representados por blocos de fachadas lisas ou em camadas, podendo representar as lajes do projeto (como na imagem abaixo) ou apenas sobrepondo camadas até atingir o gabarito desejado.



Os materiais adotados para as maquetes volumétricas são geralmente os monocromáticos e as escalas mais utilizadas são: 1:200, 1:500 e 1:1000.


MAQUETE TOPOGRÁFICA


A maquete topográfica tem a função de representar os desníveis do terreno do projeto ou área urbanística estudada, podendo ser acompanhada ou não das edificações do entorno.


Uma das formas mais utilizadas para a representação deste tipo de maquete é por meio da sobreposição das camadas das curvas de nível cortadas a laser, de metro em metro, a cada 5 metros e a cada 10 metros, por exemplo, tudo dependerá do nível de detalhamento desejado e da escala do recorte.


Uma segunda forma de representar as curvas de nível é através da usinagem 3D em Router CNC, onde, através de seu modelo 3D produzido em Sketchup, Revit e Rhinoceros, por exemplo, esculpe um bloco de material, sendo possível escolher até mesmo o tipo de representação, liso e suave, representando as subidas e descidas em forma "rampeada", com uma representação mais fiel, ou em "degraus", como a maquete de corte a laser.


As escalas podem ser muito variadas, desde escalas maiores como 1:100 até 1:10000.


MAQUETE DE ENTORNO


A maquete de entorno geralmente é utilizada na fase de estudo e considera todos os elementos presentes ao redor do terreno do projeto, como os desníveis do terreno e as edificações de entorno, assim como outros elementos que sejam importantes, como lagos, rios, pontes, entre outros.


Na maioria dos casos, a maquete de entorno é o resultado da junção da maquete topográfica e da maquete volumétrica, deste modo, as edificações podem ser representadas em camadas ou pela junção de fachadas e o terreno pode ser em camadas ou esculpido tridimensionalmente.


Quanto à materialidade, geralmente são confeccionadas em materiais monocromáticos e as escalas costumam ser 1:250, 1:500 e 1:1000.


MAQUETE DE DETALHES E CORTES


Maquetes de detalhes ou de cortes, possuem como finalidade a representação da composição de materiais, recortes de projetos, detalhes de mobiliários ou detalhes construtivos mais específicos.


Por exemplo, na maquete acima, confeccionada para uma empresa de pisos elevados, o objetivo era representar os módulos dos pisos, a estrutura que elevava o piso e também como era simples passar toda a parte elétrica por debaixo do piso.


A maquete de detalhes é uma ótima forma para representar as especificações do projeto, suas funções e a relação com os demais elementos do projeto. As escalas adotadas para este tipo de maquete são geralmente menores, podendo ser confeccionadas nas escalas 1:5, 1:10, 1:25 e 1:50.


MAQUETE LÚDICA


A maquete lúdica é a maquete menos utilizada quando comparada às outras. Ela possui uma finalidade mais ilustrativa e visual, sem muita preocupação com escalas, com a fidelidade de cores e relação das proporções dos elementos.



Um ótimo exemplo de maquete lúdica é a maquete acima produzida para o Reality Show "A Fazenda" da Rede Record, onde o objetivo principal era que a câmera conseguisse, mesmo que de longe, captar cada elemento da maquete, facilitando para que os participantes da prova e o telespectador entendessem os elementos mostrados. De certa forma, a maquete lúdica até pode parecer uma maquete mais "infantilizada", pois visualmente ela se assemelha a um brinquedo, com materiais mais artificiais, com cores mais vivas e por apresentar soluções mais simplificadas para alguns elementos, como a representação dos animais em silhuetas cortadas a laser e janelas representadas na cor azul sem transparência.


 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page