top of page

Cuidados básicos para a sua router cnc

Conheça agora um dos principais cuidados que você pode estar deixando de ter com sua máquina e que pode estar gerando problemas na sua produção. Vamos falar sobre lubrificação e manutenção básica da sua máquina!



Por se tratar de uma máquina robusta e potente, muitas vezes, podemos imaginar que a Router CNC não precisa de muitos cuidados e que pode passar um bom tempo trabalhando fortemente até que seja necessária uma revisão. Acontece que esse é um ledo engano. Essa máquina, apesar de robusta e muito potente, consegue realmente trabalhar por um bom tempo sem revisão nenhuma, porém, sempre com alguns cuidados básicos que vão evitar muitos problemas.

O primeiro cuidado e mais básico é a limpeza. E sim, limpar sua máquina definitivamente vai aumentar a vida útil da mesma, além de evitar uma série de gastos com manutenções. Um exemplo de como uma limpeza simples, sem nada muito técnico pode impedir novos problemas são os carrinhos de locomoção da máquina, que possuem várias pequenas esferas internamente e precisam de caminhos limpos para correrem sem engripar com a sujeira, pó de madeira e etc. Esse primeiro cuidado, pode e deve ser feito diariamente, com o auxílio de uma pistola de ar ou mesmo uma passada de pano. O importante é tirar o grosso da sujeira, evitando desperdiçar muito tempo nessa tarefa e utilizar, de preferência, o período mais próximo ao fim do expediente, para que ao sair da empresa, a máquina fique limpa e adequada para o próximo dia já começar com cortes normalmente.



Uma limpeza mais aprofundada também é recomendada, porém, com uma frequência muito menor, envolvendo a chamada de um técnico que pode realmente abrir a máquina e fazer os procedimentos corretamente. Além disso, também é possível com a leitura do manual da máquina e com alguns acompanhamentos, aprender por conta própria ou supervisionada como realizar esses procedimentos mais técnicos, evitando assim a chamada de um técnico a cada

necessidade que aparecer.



O segundo cuidado importante de se ter é a lubrificação da máquina. Nesse quesito, TOME CUIDADO, afinal, WD não é lubrificante e sim desengripante, ou seja, não vai cumprir a função que você necessita. O ideal é utilizar algum óleo de máquina como o Singer, que é um óleo de máquina de costura. Com algumas gotas, já é possível realizar o procedimento, espalhando e limpando as guias principais da máquina, ou seja, todos os trilhos por onde a máquina se locomove. Esse simples cuidado semanal, pode te fazer economizar muito dinheiro, visto que é a máquina é como um carro, que necessita da troca de óleo para evitar uma série de problemas.

Nós aqui da PD Studio já passamos por situações em que necessitamos realmente de um técnico por conta de termos ignorado esses pequenos cuidados no início da empresa. Por isso recomendamos que realizem esses simples procedimentos, mas que podem fazer muita diferença na vida útil da sua máquina.

 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

 

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page