top of page

como podemos utilizar a router cnc para comunicação visual

Já falamos sobre tábuas, mas você sabe qual outro nicho pode ser bem lucrativo para a sua empresa de Router CNC? Hoje vamos falar sobre a comunicação visual!



Pensando sobre comunicação visual, o que ela é? Bom, é bem simples. A comunicação visual é tudo o que você pode ver e associar a uma marca ou um produto, como uma logo, um escrito, e até mesmo cores. Por exemplo, quando vamos a um lugar e vemos a logo da empresa na fachada, é um tipo de comunicação visual, porém, cores também podem ser muito impactantes, como as cores do MC Donalds, que só de bater o olho, muitas vezes reconhecemos.


Criar os vetores de escritos e nomes, costuma ser uma tarefa bem simples, necessitando apenas realmente definir as fontes e explodi-las, podendo posicioná-las melhor na chapa de material, economizando espaço e dinheiro.


Pensando em materiais, existem algumas variações claro, entre preços, resistência mecânica, resistência a intempéries e etc. Alguns são mais recomendados para áreas externas e outros para áreas internas.


ACM


O principal material que podemos utilizar para o corte Router voltado para comunicação visual é o ACM. Ele é um material composto, onde são utilizadas 2 camadas de alumínio que cobrem os dois lados de uma camada de acrílico. Mas porque utilizar esse composto? Bom, o ACM, por ter o acrílico interno, entrega um pouco mais de volume para a peça cortada e também para baratear o corte, afinal, uma chapa de alumínio sairia bem mais salgada no valor final. O alumínio, nessa composição entrega a resistência, tanto física e mecânica, como a mudanças climáticas e etc. Então ele é ideal, tanto para fachadas e outros itens de fixação externa, e também pode ser utilizado facilmente em ambientes internos.


ACRÍLICO


O acrílico é um material de espessura bem variada e por isso, pode se tornar um ótimo aliado para as produções de comunicação visual. De 2mm até 25mm, é um material versátil, que pode ou não, possuir brilho ou cor, sendo a sua vontade, que dirá o que deseja ou necessita. Vale salientar que o acrílico virgem, não amarela e nem apresenta problemas com mudanças climáticas, porém, você deve tomar muito cuidado e comprar o acrílico virgem e não o reciclado, pois esse sim, é mais utilizado para produtos descartáveis e pode amarelar rapidamente. Então no caso de comprar acrílicos claros, atente-se a isso!



Lembrando também que o valor do acrílico é sim um pouco superior, mas que isso é normal, afinal, o acrílico de um modo geral é importado e também é um dos materiais mais nobres que encontramos no mercado, porém, normalmente esse valor é repassado para o cliente e se for da vontade dele, pode ser um produto de qualidade muito superior.


MDF


Outro material que utilizamos bastante para comunicação visual é o MDF. O nosso queridinho tem um ótimo custo benefício e é um dos materiais mais baratos do mercado, porém, não pode ficar em ambientes externos, condicionado a variações climáticas. Ele facilmente incha e por isso indicamos que ele seja utilizado para ambientes fechados.


E pensando em acabamentos, o MDF só vai dar um pouco mais de trabalho devido ao fato de que no caso de pintura, é um material que suga muito a tinta, então, com um pouco mais de conhecimento na área e algumas demãos a mais, ele fica como desejado, mas é bom alertar para isso.




PVC EXPANDIDO


Um material cada vez mais utilizado, por não amarelar ao ficar em ambientes externos, não dar dor de cabeça e ser rápido para corte, é o PVC Expandido. Ele é um material não muito denso e por isso é leve e ágil para o corte em Router CNC. Além disso, ele pode ser encontrado em diversas espessuras, sendo desde 2mm até 20mm fácil no mercado. Se você precisa de espessura, esse é o cara!



MADEIRA MACIÇA

Outro material bem bacana de se trabalhar é a madeira maciça. Ele é um material bem mais caro que um MDF por exemplo, mas pode ser utilizado para negócios mais nichados e que precisem de uma identidade visual voltada para algo natural, orgânico ou ecológico. O ideal é que a madeira maciça passe por processos de acabamento como a seladora, principalmente se for ficar em ambientes externos. Ela demora a estragar, mesmo sem o acabamento necessário, mas é interessante proteger o máximo possível, com proteção até mesmo contra Raios UV.




LOGO COM COMPOSIÇÃO DE MATERIAIS


Uma opção bacana, se você precisa de volume para o seu projeto é a composição de materiais. Mas como isso funciona? é bem simples! De um modo geral, podemos utilizar um corte em MDF por exemplo para dar esse volume e apenas na face à mostra, utilizamos o material inicialmente desejado. Já utilizamos essa com posição dessa forma, uma vez, combinando acrílico e MDF para dar o volume e a espessura desejados.



Nesse caso utilizamos o MDF por trás das duas camadas de acrílico, afim de oferecer uma maior profundidade, além de um espaçamento que poderia vir a ser útil no caso de instalação de LED na parte traseira da logo. Uma simples modificação no projeto original e que agora oferece mais opções estéticas.

 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page