top of page

maquete de entorno: 5 passos para o Corte a laser

Atualizado: 5 de mar. de 2021

Você procura uma solução fácil e rápida para produzir suas maquetes de entorno? Siga esses 5 passos simples e saiba tudo para conseguir preparar o arquivo da sua maquete para o corte a laser.



1- Escala


Considerando que seu arquivo em AutoCAD esteja na escala 1:1 em metros, você precisará multiplicar o tamanho das suas peças utilizando um fator de escala. Para cada escala existe um fator correspondente, você pode baixar nosso manual aqui e ter acesso aos fatores mais comuns para maquetes.


Diferente de impressão à tinta, a máquina de corte a laser entende apenas os desenhos que estão no model, deste modo, não adianta escalonar suas peças no layout que ela não fará a leitura.


2- Curvas


Para a separação das curvas de nível é muito importante identificar se existem curvas passando no meio de lotes, caso isso aconteça, quando você for colar suas edificações no terreno, elas correm o risco de ficarem em balanço e você acabará tendo que projetar "calços" para suas edificações. Sendo assim, é muito importante manipular suas curvas para fora de seus quarteirões ou entre edificações.


Após a manipulação das curvas, modifique as cores das suas peças para vermelho (corte) e azul (gravação). Depois você precisará identificar o desnível do seu terreno e iniciar a separação das curvas uma a uma.


Para a escolha da espessura do material, se você adotar a separação das curvas de metro em metro, o fator de escala também é proporcional a espessura necessária.


3- Edificações


Para a separação das edificações você precisará ter o levantamento das alturas do seu entorno. Para facilitar, recomendamos que você numere os lotes por número de pavimentos, deste modo, caso você possua lotes "colados", você poderá subir seu quarteirão por pavimento em comum, otimizando o tempo de corte e de colagem.


A multiplicação das peças também seguirá o fator de escala utilizado para as curvas, deste modo, se suas curvas ficaram com tamanho duplicado, a altura das suas edificações também ficará.


Considerando que um pavimento médio possui 3 metros de pé direito, para identificar qual altura cada pavimento ficará na sua maquete, você pode utilizar a seguinte multiplicação:


3 x (fator da escala) = altura por pavimento em milímetros


4- Folhas


Para que suas peças estejam prontas para serem cortadas a laser, elas precisam estar dentro das folhas dos materiais escolhidos, para colocar suas peças dentro das folhas, você pode utilizar as folhas prontas disponibilizadas em nosso manual ou desenhar o tamanho do material escolhido em milímetros.


É importante sempre deixar uma margem de pelo menos 10mm do limite da sua folha, assim você não correrá o risco de danificar as peças que estão nas suas extremidades. 


5- OtimizaçÃO


A fim de otimizar e garantir que todas as informações do seu arquivo sejam lidos corretamente pelo programa da máquina é importante aplicar os 4 comandos a seguir:


  1. "TXTEXPLODE": Explode seus textos possibilitando a leitura para o corte a laser. O AutoCAD para MAC não possui esse comando, assim verifique se alguém pode explodir os textos para você.

  2. "EXPLODE": Explode as linhas e os blocos do seu arquivo garantindo que todas as informações sejam lidas pelo programa da máquina.

  3. "OVERKILL": Apaga as linhas duplas do seu arquivo, diminuindo o tempo de corte e evitando possíveis danificações nas suas peças.

  4. "PURGE": Apaga resíduos de linhas no seu arquivo, diminuindo assim o tamanho do mesmo.

 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

 
2.064 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page