top of page

Os 3 acabamentos do corte a laser

Como o nome diz, a máquina de corte a laser corta materiais, mas você sabia que ela também possui duas opções de gravação? Conheça os três acabamentos do corte a laser!



1- Corte


O primeiro acabamento que podemos obter com a máquina de corte a laser é o corte de peças. O corte acontece quando os parâmetros de velocidade são baixos e os de potência são altas, assim o raio de laser atravessa seu material cortando o mesmo. Para que as peças se destaquem da chapa é sempre importante verificar se sua forma está completamente fechada.


A grande maioria das máquinas de corte a laser cortam materiais de até 10mm de espessura com ótimo acabamento. Dentre os diversos materiais que podemos cortar a laser, os mais utilizados são MDFs, compensados, lâminas de madeira, papeis diversos como papel paraná, papel couro, papel holler, triplex, kraft e também acrílicos de diversas espessuras e colorações.



2- Gravação (linha)


O segundo acabamento que podemos utilizar é a gravação em linha. A gravação segue a lógica inversa dos parâmetros de corte, neste caso a potência utilizada é baixa e a velocidade alta, assim, o raio laser passa superficialmente pela peça realizando apenas uma gravação na superfície. Para a gravação não é necessário que as formas estejam fechadas pois neste caso elas não se destacarão da chapa.


Além de ser possível gravar todos os materiais já citados para corte a laser, a gravação também pode ser realizada em vidros, espelhos, granitos, mármores e madeiras de lei. Neste caso a espessura do material pode ser maior que 10mm, deste modo é possível realizar a gravação em chapas muito espessas e também em objetos como caixas, brindes e móveis por exemplo.



3- Scan (Gravação em área)


O terceiro acabamento que podemos utilizar é o Scan ou também conhecido como Gravação em Área. O Scan segue a mesma lógica de parâmetros que a gravação em linha, assim possui velocidade alta e potência baixa. Neste caso o feixe de laser passa linearmente (eixo x ou y) e paralelamente por toda a região interna da forma e como resultado você obtém uma forma completamente gravada. Neste caso é necessário que a forma esteja fechada, a máquina só consegue preencher formas que ela consiga determinar o que é "dentro" e o que é "fora".


O Scan pode ser utilizado em todos os materiais já citados anteriormente para corte a gravação em linha, ele é muito utilizado para personalização de logos em objetos, produção de carimbos e também pode ser utilizado para gravação de imagens/fotos seguindo o contraste de claro e escuro.


 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

 
969 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page