top of page

O que é uma IMpressora 3d?



A impressora 3D tem revolucionado o mundo da produção digital, tornando mais barato e simples, criar protótipos ou peças paramétricas. De um modo geral, a impressão 3D é responsável por dar forma ao objeto através da sobreposição de camadas de plástico que é derretido por uma impressora, quando falamos da impressora que funciona a partir da fusão do filamento, ou melhor dizendo, do derretimento do filamento de plástico.


Mas todas as impressoras são iguais?


Não! Mesmo dentro de um só tipo de impressora, ainda existem variações, como por exemplo: quando nos referimos a impressora que executa o derretimento do filamento, ainda assim existem variações, como a impressora aberta ou fechada, que influencia até mesmo nos materiais que podemos utilizar no processo de fabricação de uma peça. A máquina aberta nos possibilita uma mais fácil visualização do projeto em execução, além de também, caso seja necessário, a inserção de peças como porcas, que simplificaria um processo de parafusamento em algum outro processo e não seria necessário danificar o plástico.


Já no caso da máquina fechada, temos alguns motivos que nos levam a optar por ela, como por exemplo a utilização de materiais técnicos, como por exemplo o ABS, o PETG, o Nylon, já que todos possuem uma trabalhabilidade que os deixam suscetíveis a alterações durante o processo de impressão, ou seja, uma simples mudança de temperatura poderia modificar ou deformar seu material e projeto.



Impressora de fusão de filamento


A máquina mais comum é que já falamos sobre: a impressora de fusão de filamento, que trabalha com o derretimento do material, dando forma ao objeto através de uma composição de camada por camada.


Impressora de Resina Líquida


Outra bem famosa, mas com um uso um pouco diferente, também por conta dos materiais utilizados, é a impressora de resina líquida, que opera com um tanque de resina líquida que sendo trabalhada com a luz, se solidifica, dando forma ao projeto.


impressora de sinterização a laser


Por último, mas não menos importante, temos a impressora de sinterização a laser, que solidifica o material com laser, sendo normalmente utilizado metal ou polímeros avançados em pó. Seu uso não é tão comum no nosso dia a dia, porém comumente ela é usada com o objetivo de fabricação de componentes especiais para motores à jato, protótipos de equipamentos cirúrgicos, além de outros componentes de alta precisão dentro da indústria aeroespacial e médica.

 

Quer saber mais sobre o mundo da produção digital? Siga-nos no Instagram e fique pode dentro de tudo o que rolar aqui na PD Studio! @pdstudio.com.br

423 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page