top of page

Corte de Compensado Laminado

Atualizado: 29 de out. de 2020

Você está pensando em trabalhar com madeiras e buscando um material com ótimo custo beneficio, homogêneo e resistente? Então o compensado é a opção mais indicada para você!


CARACTERÍSTICAS


O compensado é uma madeira processada, composta e de reflorestamento. É muito maleável e super fácil de trabalhar. É amplamente utilizado na indústria moveleira, criação de peças técnicas, logos, comunicação visual, peças de design, objetos de decoração, painéis vazados, entre diversos outros usos.


A fabricação do compensado laminado se dá a partir de lâminas de madeira retiradas de troncos de árvores que por meio de máquinas são intercaladas com camadas de cola e prensadas em altas temperaturas, formando assim chapas resistentes com tamanhos e espessuras uniformes.


As dimensões das chapas mais encontradas no mercado brasileiro são de 2,20 x 1,60m e 2,50 x 1,60m. As espessuras mais comuns são: 4mm, 6mm, 10mm, 15mm, 18mm, 20mm, 25mm, 30mm. No brasil as espessuras não são nominas, ou seja, exatas, uma mesma chapa pode chegar a variar até 2mm de uma ponta à outra. Essa informação é crucial na hora de projetar objetos com previsão de encaixe.


TIPOS DE COMPENSADO LAMINADO


Podemos encontrar dois tipos de compensados laminados no mercado, o compensado comum e compensado naval.


corte router compensado
Roupeiro em compensado comum.

COMPENSADO COMUM


É a opção com o menor custo.


Suas lâminas de madeira recebem cola branca à base de água, deste modo, não possui resistência à umidade, podendo estufar e embolorar caso entre em contato com água ou fique exposto em locais úmidos.


A característica principal vem da sua coloração lateral que é mais clara e uniforme em comparação ao compensado naval.




compensado naval corte router cnc
Gaveteiro exclusivo feito em compensado naval

COMPENSADO NAVAL


É a versão que possui resistência à água. Indicado para uso externo e para móveis que terão contato direto com água. Podendo ser utilizado para produção de balcões de cozinha e móveis para banheiros.


Seu custo é maior em relação ao compensado comum, pois recebe cola fenólica. Pode ser identificado pela coloração escura de sua cola que forma uma textura muito bonita e acentuada em sua lateral.




CORTE DE COMPENSADO LAMINADO


O corte de compensado laminado pode ser feito manualmente em serra de mesa e serra tico tico e com auxílio de Softwares de vetor em Router CNC e máquinas de Corte a laser. Além de corte, a Router CNC também possibilita a furação, rebaixo e usinagem 3D de chapas de compensado. Já a cortadora a laser também dá a opção de gravação das peças.


CORTE EM ROUTER CNC


mobiliário em corte router cnc
Cadeira cortada em Router CNC

O corte de compensado em Router CNC é extremamente preciso e possibilita a produção de peças de qualquer formato, viabilizando assim, a produção replicável e de larga escala, mesmo de peças complexas.


Para que seja possível realizar o seu corte, é necessário a utilização de um arquivo em vetor (AutoCAD, Illustrator, CorewDraw, entre outros formatos) com o desenho de todas as suas peças.


O processo de corte em Router CNC é feito por meio de fresas, deixando a lateral do material com sua coloração original. Como o compensado possui muitas fibras, ao final do corte é necessário um acabamento posterior em lixa para retirar as rebarbas das laterais das peças.


Nossa máquina possui mesa para chapas inteiras, deste modo, conseguimos cortar e usinar chapas de até 3x2 metros e espessuras de até 15 centímetros.


Veja vídeo mostrando uma usinagem 3D em Compensado de Pinus de 18mm de espessura:


CORTE A LASER


Porta copos cortados a laser.

O Corte a Laser é a melhor opção para o corte de peças pequenas e com espessuras menores, cortando com precisão peças de até 9mm de espessura.


Ele é muito utilizado para a criação de bijuterias, objetos de decoração, móveis, peças personalizadas, maquetes, brindes, entre outras finalidades.


Assim como acontece no processo de corte em Router CNC, para que seja possível realizar o seu corte, é necessário a utilização de um arquivo em vetor com o desenho de todas as suas peças.


Nossas máquinas possuem mesas de 1,20x0,90m e 1,00x0,80m e possibilitam o corte e gravação de peças de até 9mm de espessura. O acabamento em corte a laser sempre deixará as regiões de corte com as laterais queimadas. O processo de corte a laser é químico, deste modo, corta queimando e desintegrando a chapa aonde o laser passa.

 

Possui alguma dúvida ou precisa de um orçamento?

Envie um e-mail para contato@pdstudio.com.br

 
4.494 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page