COMO PRECIFICAR SEU SERVIÇO

Muita gente faz mal feito ou não sabe exatamente como fazer a precificação dos serviços que prestam. Pensando nisso e em todas as nossas experiências com relação a precificação dos projetos e com o tempo de corte, vamos explicar tudo o que precisa ser levado em conta quando aparece a necessidade de orçar um corte nas suas máquinas.



Primeiro, precisamos entender as origens dos gastos que podemos ter, ou seja, o que nos influencia quando precificamos um serviço a ser prestado. Inicialmente, é necessário separar os gastos em duas categorias, os gastos fixos e os variáveis.


CUSTOS FIXOS


Dentro dos custos fixos, temos que levar em conta os gastos com funcionários, aluguel, impostos, telefone, internet e etc, ou seja, os gastos fixos são todos os gastos que você deve levar em conta para pelo menos manter a estrutura do seu negócio.


CUSTOS VARIÁVEIS


Normalmente a base de cálculo para a precificação é a relação hora/máquina, ou seja, o ideal é primeiro ter um tempo de produção e de experiência com a máquina, para somente depois dividir pelos custos fixos, o quanto a sua máquina consegue cortar. É importante alertar que apesar de a máquina poder trabalhar 8 horas diárias por exemplo, deixar apenas 6 horas para produção pode ser o ideal, afinal, podem surgir problemas de produção, além do tempo de troca de chapas em conta e etc, que muitas vezes não damos tanta atenção.

É crucial que cada custo ou despesa, seja planilhado quando vier a ocorrer, para que sempre se tenham os dados específicos de quanto é gasto por mês ou por dia.


manutenção e fresas


A manutenção por exemplo, envolve uma mão de obra muito técnica e especializada, ou seja, muitas vezes é sim necessário contratar alguém para fornecer esse tipo de serviço, porém, se sua empresa fica distante de grandes centros comerciais, esse valor sobe cada vez mais, afinal, a pessoa que realizará o serviço para você ou para a sua empresa, pode precisar viajar e se instalar em algum lugar durante a estadia para a manutenção da máquina, então sim, é necessário prestar atenção nesses pequenos pontos.



Os gastos com fresas também não são tão levados em conta quanto deveriam. Algumas fresas possuem características específicas, o que impacta diretamente no valor delas, então é importante ter experiência com a máquina ou saber muito bem o que está fazendo para evitar um desgaste muito veloz da fresa, seja utilizando uma rotação mais baixa, uma velocidade de corte mais adequada ao material ou acabamento desejado e etc.


Uma dica e orientação: ainda hoje em dia, é mais benéfico comprar as fresas diretamente da China. Existe uma demora maior para a entrega, mas também há uma redução muito grande no preço pago, por isso, indicamos que sim, as fresas com melhor custo benefício ainda devem ser compradas diretamente da China. De modo geral, os itens consumíveis, como correia, fresa, spindle e entre outros, são caros e podem sim impactar no valor da sua hora máquina, afinal, se desgastam e custam um preço salgado na hora de repor tais peças.


base de cálculo


Para fins de comparação, aqui em São Paulo, a base de cálculo utilizada é de R$150 a R$300, depende do lugar e se a marca de fato te garante uma qualidade diferente das outras. Como forma de precaução, é ideal que você coloque uma gordura a mais na hora de precificar um corte, que pode ser utilizada para cobrir possíveis gastos esquecidos ou erros na produção.


agregados da produção


E por último, mas não menos importante. Quando pensamos nos cortes, precisamos também pensar nos agregados que seriam os materiais dos cortes. Em muitos casos os clientes não possuem o material desejado e pedem que você forneça para ele e isso deve sim ser levado em conta, afinal é mais uma responsabilidade passada para a empresa, mas se você ainda não se sente seguro para encomendar o material e se responsabilizar pela qualidade do mesmo, você também pode pedir para que o cliente compre o material e te entregue, assim, tirando a responsabilidade do seu ombro ou do ombro da sua empresa e te deixando mais tranquilo com relação à produção.


Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

#cortealaser #guiadecortealaser #manualdecortealaser #laser #guia #manual #gravaçãoalaser #scanlaser #personalizaçãolaser

Posts recentes

Ver tudo