top of page

COMO ESCALONAR SUA MAQUETE PARA O CORTE A LASER

Hoje nós vamos falar sobre um ponto muito importante quando planejamos uma maquete ou preparamos o projeto dela, mas que muita gente faz errado. As escalas.



MAQUETES


Desde pequenos nós temos contato com as maquetes, seja em visitas a museus ou em trabalhos escolares. Nos trabalhos escolares nós sempre executamos as maquetes sem escala e sem precisão nenhuma quanto a relação de tamanho dos objetos, pessoas ou qualquer outro item que componha a maquete em si. Mas observando as maquetes profissionais sempre vemos que sim, existe uma relação entre o tamanho de todas as peças que as compõem e para isso é usado um cálculo.


De modo geral, quando a maquete é mais manual, as pessoas usam uma ferramenta chamada escalímetro, que facilita muito todo o trabalho de conversão do projeto. Mas como estamos falando sobre maquetes feitas com corte a laser, vamos focar na escala para um projeto como tal.


Vamos supor que vamos fazer uma maquete na escala 1:200, como calculamos o fator de escala? É simples, fazemos o seguinte cálculo: 1000/ 200 = 5. Mas depois de realizado o cálculo, como podemos usar esse fator de escala? Como aplicamos ele?


aplicação do fator de escala


Para aplicar o fator de escala, precisamos selecionar todo o desenho da maquete, clicamos em "Scale" ou "escala", apertamos Enter, inserimos o nosso fator de escala e apertamos Enter novamente. O desenho vai crescer, mas não se assuste, isso é normal já que agora estamos trabalhando em milímetros e não em metros como antes.


Aqui no nosso blog, você encontra também, um template com alguns dos fatores de escalas mais utilizados e também o tamanho padrão das folhas, já em milímetros. Você pode por exemplo, inserir seu desenho, já na escala correta no nosso template a lá você vai ter certeza de que o projeto está realmente 100% certinho.

 

Ficou com alguma dúvida o necessita de um orçamento?

Entre em contato pelo e-mail contato@pdstudio.com.br.

 
318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page